Teorias da Comunicação



Resenha do primeiro capítulo do livro "Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas"


Sandro Takeshi Munakata Silva é formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e em Processos Gerenciais pela EBAPE/FGV. Cursou pós-graduação lato sensu em Comunicação Empresarial na UMESP e Mestrado em Comunicação na USCS.
Possui Mestrado em Comunicação, Especialização em andamento em Design Instrucional, Especialização em andamento em Gestão Educacional, Especialização em Educação a Distância, Especialização em Comunicação Empresarial, Graduação em Processos Gerenciais, Graduação em Relações Públicas. Em 2011 atuou como Técnico em Secretariado no Instituto Universal Brasileiro e Técnico em Administração no Instituto Nacional de Educação a Distância.
Possui obras publicadas além do nosso objeto de estudo, como por exemplo: Teorias da Comunicação e Relações Públicas: aproximações teóricas (2012), Um referencial na área de relações públicas (2011), Relações Públicas e a Prática da Responsabilidade Social.
O livro “Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas” é um daqueles livros que fazem diferença na vida de quem lê. O autor Sandro Takeshi,o Jaspion das Relações Públicas consegue nos mostrar várias teorias da comunicação e as envolvendo com as teorias de Relações Públicas. Nesta obra é citado trinta e duas teorias, além de escrever também as escolas da época que estudaram sobre o assunto, seus efeitos ou podemos dizer consequências.
O livro possui três capítulos, no primeiro capitulo há uma apresentação das teorias da comunicação, nessa apresentação vemos os conceitos, objetivos e principais autores. O segundo capítulo tem como objetivo mostrar as principais contribuições teóricas da área. E no terceiro contém a intenção fundamental do livro todo, a proposta é analisar os autores de relações públicas e associa-los às teorias de comunicação e assim mostrar as teorias mais usadas.  
Nesta resenha vamos focar no primeiro capítulo que já começa com uma breve apresentação do capítulo que foi dividido em três momentos: o primeiro apresenta uma discussão sobre as teorias da comunicação; no segundo vamos ver os principais paradigmas utilizados e o terceiro tem uma reflexão sobre os rumos das teorias.
Existem Teorias da Comunicação? Começamos com essa questão lançada por Luiz C. Martino que nos mostra uma discussão sobre as teorias da comunicação apresentando as reflexões de dois autores estrangeiros – Charles R. Berger e Robert T. Craig, dois homens que pensavam o oposto. A discussão apresentada demonstra como os pesquisadores tem dificuldade em identificar as teorias da comunicação.
O objetivo deste segundo momento é ver o panorama das teorias da comunicação. O paradigma funcionalista é motivado a pesquisas de publicidade e propaganda, desta forma havia manipulação devido a grande influência, as pessoas são passivas e facilmente influenciadas pela comunicação de massa através de propagandas e politicas produzindo impacto para a sociedade usando a ferramenta da comunicação. Nesse paradigma vão ser apresentados a Escola de Chicago, a Escola Americana Positivista, as Teorias das Influencias Seletivas, a Hipótese de Usos e Gratificações, a Escola do Palo Alto e a Teoria da Agenda.
O paradigma crítico tem a finalidade de criticar os meios de comunicação que na maioria das vezes há fins lucrativos para o seu próprio benefício e assim utilizam o uso intencional da manipulação. Para Theodor Adorno e Marx a cultura virou uma indústria cultural. Segundo eles a Indústria Cultural “É um fenômeno gerado e mantido por um conjunto de empresas e instituições cujo principal atividade econômica e a produção de cultura com fins lucrativos e mercantis”. Neste paradigma são estudados: a Escola de Frankfurt, a Espiral do Silêncio e a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.
O paradigma matemático está relacionado às pesquisas matemáticas e as experiências laboratoriais que reflete em compreender e melhorar a transmissão e troca de informações. Este paradigma apresenta: a Teoria da informação e a Cibernética.
No paradigma culturológico nos mostra a influência da cultura na sociedade, por exemplo: a vida social das pessoas e seus grupos coletivos, esse paradigma é importante porque a comunicação depende da cultura. Serão apresentados neste paradigma: a Escola Francesa e a Escola Britânica dos Estudos Culturais.
O paradigma midiológico tecnológico que faz uma relação com a história e revolução dos meios e das tecnologias da comunicação com o ser humano. Nesse paradigma são estudados: a Escola Canadense e o Ciberespaço.
E por último, o paradigma linguístico semiótico que tem como ideia inicial o entendimento de várias formas de linguagens existentes com base em teorias ligadas ao seu estudo.. São apresentados nesse paradigma: a linguística estrutural e a semiótica.





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