As curvas da publicidade enganosa

20:04

Em propagandas de cerveja, produtos e marcas, a mulher se torna um objeto e uma espécie de miragem publicitária


A teoria do agendamento não consiste em dizer como a sociedade deve pensar e sim em que a sociedade deve pensar. Não podemos confirmar que a Agenda Setting, paradigma crítico - funcionalista de 2011, tem como principal função mandar ou induzir a sociedade, mas podemos dizer que há um grande impacto dos meios de comunicação na sociedade ao destacar ou excluir determinadas informações. Conforme a teoria, alguns temas são destacados enquanto outros são ignorados.
Esta teoria se aplica no nosso cotidiano em várias circunstâncias, por exemplo, o padrão de beleza da mulher em campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas sempre é agendado, segundo André Porto Alegre, jornalista e publicitário, membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - com quem nossa equipe falou. Através dessa tática publicitária, podemos analisar e estudar um pouco o que esse tipo de marca quer. Essas campanhas possuem uma boa tática de vendas porque eles conseguem associar a bebida ao esporte, a triunfos amorosos e de status. Em contato com essas propagandas, pensa-se que se utilizar aquele produto poderá ter tudo o que foi mencionado.
Um dos grandes feitos nestas campanhas é a imagem da mulher, não uma mulher do nosso cotidiano como sua mãe que faz o almoço ou sua professora que se dedica para lhe dar a melhor educação e sim uma mulher perfeita na aparência segurando a bebida na mão “dessa forma, acabam de extinguir 50% dos consumidores, as mulheres”, de acordo com André Porto Alegre. Infelizmente, essa estratégia acaba transformando corpos em objetos e a propaganda se torna enganosa porque não vai ter aquela mulher atraente oferecendo bebida ao consumidor e vamos esclarecer que álcool, beleza e sucesso não são nada parecidos.
Durante anos, a combinação (cerveja gelada e mulher “gostosa” seminua) foi a solução para publicitários enriquecerem com as vendas de bebidas, mas de um tempo para cá isso vem mudando e não só em propagandas de cervejas, mas também em outros produtos. Hoje podemos notar uma mudança nesse estereótipo, por exemplo, mulheres tomando iniciativas na hora da conquista ou homens falando sobre a cerveja. “Acho que ainda temos resquícios, na realidade, um padrão mais antigo, e a gente tem mudado esse padrão”, disse o jornalista. No entanto, quando os homens descrevem a cerveja ou o produto vem a imagem de uma mulher com essas características em nosso pensamento, ou seja, enquanto houver um teor de erotismo nessas campanhas por mais que não apareça mulher alguma, sempre haverá a imagem da mulher sensual na cabeça dos brasileiros.



A seguir, confira a entrevista na íntegra que fizemos com o publicitário André Porto Alegre, membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda!




           As fantasias femininas em propagandas cegam os consumidores.

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