As curvas da publicidade enganosa
20:04Em propagandas de cerveja, produtos e marcas, a mulher se torna um objeto e uma espécie de miragem publicitária
A teoria do agendamento não consiste em dizer como a sociedade deve pensar e sim em que a sociedade deve pensar. Não podemos confirmar que a Agenda Setting, paradigma crítico - funcionalista de 2011, tem como principal função mandar ou induzir a sociedade, mas podemos dizer que há um grande impacto dos meios de comunicação na sociedade ao destacar ou excluir determinadas informações. Conforme a teoria, alguns temas são destacados enquanto outros são ignorados.
Esta teoria se aplica no nosso cotidiano em várias circunstâncias, por exemplo, o padrão de beleza da mulher em campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas sempre é agendado, segundo André Porto Alegre, jornalista e publicitário, membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - com quem nossa equipe falou. Através dessa tática publicitária, podemos analisar e estudar um pouco o que esse tipo de marca quer. Essas campanhas possuem uma boa tática de vendas porque eles conseguem associar a bebida ao esporte, a triunfos amorosos e de status. Em contato com essas propagandas, pensa-se que se utilizar aquele produto poderá ter tudo o que foi mencionado.
Um dos grandes feitos nestas campanhas é a imagem da mulher, não uma mulher do nosso cotidiano como sua mãe que faz o almoço ou sua professora que se dedica para lhe dar a melhor educação e sim uma mulher perfeita na aparência segurando a bebida na mão “dessa forma, acabam de extinguir 50% dos consumidores, as mulheres”, de acordo com André Porto Alegre. Infelizmente, essa estratégia acaba transformando corpos em objetos e a propaganda se torna enganosa porque não vai ter aquela mulher atraente oferecendo bebida ao consumidor e vamos esclarecer que álcool, beleza e sucesso não são nada parecidos.
A seguir, confira a entrevista na íntegra que fizemos com o publicitário André Porto Alegre, membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda!
As fantasias femininas em propagandas cegam os consumidores.
1 comentários
Muito bom.
ResponderExcluir